ALTERAÇÃO DE STATUS – VISTO DE TURISTA (B-2), PARA O STATUS ESTUDANTE (F-1)

ALTERAÇÃO DE STATUS – VISTO DE TURISTA (B-2), PARA O STATUS ESTUDANTE (F-1)

 

Inicialmente, gostaria de deixar bem claro que este texto é para apenas dar um norte a aqueles que vieram com visto de turista para os EUA e foram aceitos em alguma escola ou faculdade, e agora querem alterar seu status para estudante F-1. Para informações mais acuradas, recomendo que procure um advogado especialista e legalmente autorizado para atuar nos EUA.

 

Estudar com o Visto de Turista (B-2) – Pesssoas portadoras do visto B2, estão autorizados a estudar inglês numa escola de “forma recreativa” e desde que não interfira no objetivo inicial do visto, que é a realização de turisto. Isso significa que você pode estudar part-time, ou seja, no máximo 16 horas por semana durante o período de autorização de permanência nos EUA que é normalmente de 6 meses.

 

Caso você queira alterar seu status para estudante (F-1), pois foi aceito numa escola ou faculdade, você deverá realizar um requerimento administrativo junto a agência americana U.S. Citizenship and Immigration Services (USCIS).

 

Suma dos procedimentos para a realização do pedido de alteração de status:

 

1- Obter junto a escola que você foi aceito a Carta de Aceitação e o I-20. Importante frisar que apenas escolas autorizadas pelo United States Department of Homeland Security (USDHS) e que possuem aceitação do The Student and Exchange Visitor Program (SEVP), podem emitir estes documentos.

 

2- Se registrar no The Student and Exchange Visitor Information System (SEVIS) e pagar o I-901 SEVIS fee de $ 200 USD. Não esquecer de imprimir o comprovante de pagamento.

 

3- Preencher o formulário “Form I-539” “Application to Extend/Change Nonimmigrant Status” ou fazer o requerimento online no site do USCIS (atualmente o sistema online não está aceitando aplicações).

 

Este formulário está disponível no site do USCIS, junto com formulário de instruções. Importante ler essas instruções, pois qualquer informação incorreta ou erro, pode fazer com que a agência solicite mais informações, demorando ainda mais, ou até mesmo ter seu pedido negado. Um exemplo deste detalhe: deve ser preenchido com caneta preta!

 

Não há um prazo para a resposta do seu pedido, no entanto normalmente demora de 2 a 4 meses. É necessário também realizar o pagamento da taxa no valor de $ 290 USD, que pode ser feito através de money order ou bank check.

 

Outros documentos devem ser juntados ao pedido, como  por exemplo; cópia do seu I-94, passaporte, visto, comprovação financeira e etc. Um ponto que cumpre ressaltar é que você também deverá juntar uma carta explicando algumas perguntas que podem ser bem cabeludas, como por exemplo: 1) O que você falou para o Oficial consular quando você aplicou para o visto de turista? 2) O que você falou para o Oficial de Imigração quando você entrou nos EUA? Entre outras perguntas. Lembrando que estas informações podem ser cruzadas com o banco de dados, e caso você omita ou minta, seu visto pode ser negado.

 

Obs.: Uma dica é quando você estiver vindo com visto de turista e já pretende procurar uma escola de inglês para estudar, e consequentemente solicitar a alteração de status, é informar ao Oficial da Imigração ou Consular, para que carimbe seu passaporte como “prospective student”, isso poderá facilitar a aprovação do seu pedido.

 

Quando realizar este pedido?

 

Caso você tenha entrado nos EUA sem este carimbo de “prospective student”, o ideal é que você espere pelo menos 90 dias para dar entrada no pedido, pois se você solicitar esta alteração logo depois de entrar com visto de turista pode levantar muitas suspeitas quanto a sua real inicial intenção e ser considerado fraude, fazendo assim com que seu pedido seja negado.

 

Atualização: A agência USCIS tem negado muitos pedidos nos últimos meses, mesmo que o aluno preencha todos os requerimento exigidos no formulário de instruções.

 

Em resumo,  a agencia entende, a meu ver, erroneamente, que, como já passou mais de 30 dias da data do I-20, o aluno não se encontra em status valido de não imigrante, por isso, não pode aprovar o requerimento.

 

Segundo eles, o fato de você ter aplicado antes de expirar o seu visto de turista significa que você está em “Period of Authorized Stay”. Contudo, apesar de você estar em um “Period of Authorized Stay”, a agência considera que você não está em um status válido de não imigrante depois de passado 30 dias do seus i-20.

 

Exemplo: Você entrou dia 1 de Janeiro nos EUA e seu status vence 6 meses depois,  dia 30 de Junho. Faltando 30 dias para expirar você aplicar para a alteração de status e coloca a sua data de início no I-20 para o dia 19 de Junho. Digamos que você preencheu todos os requisitos; requereu antes do vencimento, juntou todos os documentos e etc.

 

Aqui na Califórnia o USCIS demora cerca de 2 a 4 meses para analisar seu requerimento. Digamos que eles demorem 3 meses.

 

Em Outubro eles vão lhe enviar uma carta dizendo que seu pedido foi negado pois passou mais de 30 dias do i-20 (ou seja, você não está em um status válido de não imigrante).

 

Como você colocou no i-20 dia 19 de Junho o starting date, até dia 19 de Agosto era o prazo máximo para eles responderem e aprovarem. Ou seja, por culpa da própria agência na demora da análise do pedido, eles negam seu requerimento.

 

E não adianta a escola/college jogar o i-20 para os meses seguintes, pois eles vão usar esse mesmo entendimento e negar o requerimento, com fundamento de que já passou mais de 30 dias após seu status de turista ter vencido.

 

 O que fazer? Como já disse, o ideal é tirar o visto de estudante no Brasil, mas caso você  ainda deseje tentar fazer a alteração de status aqui dentro dos EUA , vejo somente 2 opções para fugir dessa decisão injusta do USCIS:

 

  • Fazer o requerimento logo após passar os 90 dias. Assim você terá os 3 meses restantes do seu status de b2 mais os 30 dias do USCIS para ter uma resposta do seu pedido; ou

 

  • Requerer a extensão do status de turista primeiro, e depois requerer a mudança de status. Assim você vai ganhar mais tempo para a agência analisar seu pedido, mas infelizmente, você terá que pagar a taxa duas vezes.

 

O pedido também deve ser feito dentro do prazo legal dos 6 meses. Pedidos após este período devem ser justificados.

 

Caso o seu pedido ainda esteja pendente de decisão e o prazo de 6 mêses que você pode ficar nos EUA com visto de turista tenha acabado, você tecnicamente está out of status, mas não se preocupe, você pode ficar nos EUA até que o USCIS decida. Caso seu pedido seja negado, você deverá sair dos EUA imediatamente.

 

Observações finais:

 

Durante o prazo de análise do requerimento de alteração de status, você poderá estudar somente part-time (máximo 15 horas por semana) na escola. Ademais, você não tem autorização para trabalhar formalmente após obter o visto de estudante.

 

O correto e ideal é sair do Brasil já com o visto de Estudante, pois é um procedimento mais rápido, fácil e mais barato! A solicitação de alteração de status deve ser evitada, pois este não é o procedimento correto para a obtenção do visto de estudante.

 

Essas são apenas algumas informações para lhe dar uma breve orientação. Caso tenha interesse em mais informações ou deseja se inscrever na escola  de inglês LASC, por favor, entrar em contato através do email joao@lascusa.com – website: www.lascusa.com – 213 384 7251.

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios

2 pensamentos sobre “ALTERAÇÃO DE STATUS – VISTO DE TURISTA (B-2), PARA O STATUS ESTUDANTE (F-1)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s