PEDIDO DE EXTENSÃO DE STATUS DO VISTO DE TURISTA/NEGÓCIOS (B1-B2)

PEDIDO DE EXTENSÃO DE STATUS DO VISTO DE TURISTA/NEGÓCIOS (B1-B2)

 

Todas as informações aqui são retiradas do site oficial da U.S. Customs and Border Protection – USCIS. O conteúdo abaixo é apenas para lhe orientar. Apesar de não necessitar um advogado para solicitar a extensão, recomendo que, caso você tenha algum questionamento você deve procurar um advogado especialista e legalmente autorizado para trabalhar nos EUA.

 

Normalmente são concedidos 6 meses de permanência para as pessoas que entram com visto B1/B2 (há raros casos em que é concedido um período menor, você tem que verificar no seu i-94 o período concedido), e durante a sua visita aos EUA com o visto de Turista/Negócios (B1-B2), podem ser que seus planos mudem e você decida ficar mais tempo que o concedido. Então, como extender esse prazo?

Para solicitar o requerimento de extensão do seu status, você deverá enviar obrigatoriamente o pedido antes do fim desses 6 meses. Preferêncialmente, o USCIS pede que você envie o pedido pelo menos 60 dias antes da expiração do período de permanência.

Cumpre ressaltar que, caso você envie o requerimento após sua permanência ter expirado, você é considerado out of status. Este pedido “atrasado” só será aceito em casos extremos e excepcionais em que fique comprovado que o atraso se deu por causa de uma situação que fugiu do seu controle, como por exemplo: emergência médica, perda ou roubo de passaporte e etc. Se você não tem como comprovar o porque este pedido não foi feito dentro do prazo, você deverá sair dos EUA imediatamente. Lembrando que ficar nos EUA por mais de 180 após o período de permanência do seu visto B1/B2 expirar, você pode ser barrado de entrar nos EUA e/ou aplicar por muitos anos para algum benefício imigratório.

Caso você ainda esteja dentro do prazo e deseja fazer o pedido segue algumas informações que vão lhe ajudar no requerimento:

Em suma, você vai precisar dos mesmos documentos e informações que você apresentou para tirar o visto no Brasil, ou seja, evidência que possui fundos suficientes para se manter nos EUA pelo período solicitado, uma carta explicando as razões do pedido de extensão, mostrar em detalhes e as  suas intenções de retornar ao seu país após o período solicitado e que possui vínculos sociais e econômicos no seu pais.

Alguns exemplos de evidências que o USCIS querem ver são:

  • Documentos comprovando a sua intenção de extender sua visita (Ex: histórico médico, relatório policial, carta de parentes que moram nos EUA e etc.).
  • Planos para deixar os EUA após o período extendido;
  • Extratos bancários mostrando fundos suficientes para se manter nos EUA;
  • Carta de patrocínio finaceiro, caso necessário;
  • Documentos que comprovem residência permanente fora dos EUA;
  • Carta do seu empregador informando a ciência sobre sua ausência e que você terá oportunidade de emprego quando retornar.

Segue abaixo alguns formulários que servem de base para o pedido de extensão. A versão PDF editável pode ser facilmente encontrado no site do USCIS:

  • Preencher o Formulário I-539 – Requerimento de extensão de status. Seguir as orientações e instruções do formulário para evitar demora ou até o indeferimento do pedido em caso de erro no preenchimento.
  • Caso você não tenha fundos próprios e seja patrocinado pelos pais ou parentes, você deverá juntar o formulário I-134 Affidavit of Support.
  • O Formulário G-1145 é facultativo. Este formulário é para o USCIS lhe notificar por mensagem de texto e/ou email quando receber seu requerimento.

A taxa de requerimento deste pedido custa $290 USD e deve ser paga através de money order ou bank check e pagável ao Department of Homeland and Security.

Por último, porém não menos importante, outros documentos que devem ser enviados junto com seu pedido são (i) o I-94, (ii) visto; (iii) passaporte; (iv) carta explicando seu planos inicias e o por que eles mudaram.

Muitas vezes pode acontecer de você aplicar dentro do prazo mas não ter a resposta do pedido dentro dos 6 meses iniciais, não é motivo para entrar em pânico, você ainda esta “legal” pois o seu pedido está pendendente de decisão do USCIS.

Caso seu pedido seja aprovado, você pode ficar pelo período solicitado, contando do fim do seu prazo inicial, mesmo que a resposta venha meses depois. Exemplo: Você entrou EUA em Janeiro, em Abril você requereu a extensão para mais 6 mêses, então até Dezembro. 4 mêses depois, ou seja, Setembro, você teve a resposta da aprovação do seu pedido. O seu prazo para ficar nos EUA é até Dezembro, e não 6 mêses após a aprovação.

Se a decisão for indeferindo seu requerimento, infelizmente, você deverá sair do país o quanto antes, mas não vai lhe prejudicar ou impedir que você possa voltar no futuro ou até mesmo aplicar para outro visto no Brasil.

Uma dúvida corriqueira é a possibilidade de requerer primeiro a Extensão de Status do B1/B2, e depois a Alteração para Status para Estudante ou para visto de acompanhante de estudante (F2). Se você estiver em “status”, este pedido é possível, mas, pessoalmente, acho muito difícil que seja aprovado, pois fica a arbítrio do USCIS e você deverá convecê-lo com bons fundamentos e provas do seu caso, e não mostrar que  não está apenas “enrolando ou ganhando tempo”.

Enfim, essas são apenas algumas informações para lhe dar uma breve orientação. Caso tenha interesse em mais informações sobre a escola de inglês LASC na Califórnia, por favor, entrar em contato através do email joao@lascusa.com – website: http://www.lascusa.com – 213 384 7251.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s