ALTERAÇÃO DE STATUS – VISTO DE TURISTA (B-2), PARA O STATUS ESTUDANTE (F-1)

ALTERAÇÃO DE STATUS – VISTO DE TURISTA (B-2), PARA O STATUS ESTUDANTE (F-1)

Inicialmente, gostaria de deixar bem claro que este texto é para apenas dar um norte a aqueles que vieram com visto de turista para os EUA e foram aceitos em alguma escola ou faculdade, e agora querem alterar seu status para estudante F-1. Para informações mais acuradas, recomendo que procure um advogado especialista e legalmente autorizado para atuar nos EUA.

Estudar com o Visto de Turista (B-2) – Pesssoas portadoras do visto B2, estão autorizados a estudar inglês numa escola de “forma recreativa” e desde que não interfira no objetivo inicial do visto, que é a realização de turisto. Isso siginifica que você pode estudar part-time, ou seja, no máximo 16 horas por semana durante o período de autorização de permanência nos EUA que é normalmente de 6 mêses.

Caso você queira alterar seu status para estudante (F-1), pois foi aceito numa escola ou faculdade, você deverá realizar um requerimento administrativo junto a agência americana U.S. Citizenship and Immigration Services (USCIS).

Suma dos procedimentos para a realização do pedido de alteração de status:

1- Obter junto a escola que você foi aceito a Carta de Aceitação e o I-20. Importante frisar que apenas escolas autorizadas pelo United States Department of Homeland Security (USDHS) e que possuem aceitação do The Student and Exchange Visitor Program (SEVP), podem emitir estes documentos.

2- Se registrar no The Student and Exchange Visitor Information System (SEVIS) e pagar o I-901 SEVIS fee de $ 200 USD. Não esquecer de imprimir o comprovante de pagamento.

3- Preencher o formulário “Form I-539” “Application to Extend/Change Nonimmigrant Status” ou fazer o requerimento online no site do USCIS (atualmente o sistema online não está aceitando aplicações).

Este formulário está disponível no site do USCIS, junto com formulário de instruções. Importante ler essas instruções, pois qualquer informação incorreta ou erro, pode fazer com que a agência solicite mais informações, demorando ainda mais, ou até mesmo ter seu pedido negado. Um exemplo deste detalhe: deve ser preenchido com caneta preta!

Não há um prazo para a resposta do seu pedido, no entanto normalmente demora de 2 a 4 meses. É necessário também realizar o pagamento da taxa no valor de $ 290 USD, que pode ser feito através de money order ou bank check.

Outros documentos devem ser juntados ao pedido, como  por exemplo; cópia do seu I-94, passaporte, visto, comprovação financeira e etc. Um ponto que cumpre ressaltar é que você também deverá juntar uma carta explicando algumas perguntas que podem ser bem cabeludas, como por exemplo: 1) O que você falou para o Oficial consular quando você aplicou para o visto de turista? 2) O que você falou para o Oficial de Imigração quando você entrou nos EUA? Entre outras perguntas. Lembrando que estas informações podem ser cruzadas com o banco de dados, e caso você omita ou minta, seu visto pode ser negado.

Obs.: Uma dica é quando você estiver vindo com visto de turista e já pretende procurar uma escola de inglês para estudar, e conseguentemente solicitar a alteração de status, é informar ao Oficial da Imigração ou Consular, para que carimbe seu passaporte como “prospective student”, isso poderá facilitar a aprovação do seu pedido.

Quando realizar este pedido?

Caso você tenha entrado nos EUA sem este carimbo de “prospective student”, o ideal é que você espere pelo menos 90 dias para dar entrada no pedido, pois se você solicitar esta alteração logo depois de entrar com visto de turista pode levantar muitas suspeitas quanto a sua real inicial intenção e ser considerado fraude, fazendo assim com que seu pedido seja negado.

O pedido também deve ser feito dentro do prazo legal dos 6 mêses. Pedidos após este período devem ser justificados.

Caso o seu pedido ainda esteja pendente de decisão e o prazo de 6 mêses que você pode ficar nos EUA com visto de turista tenha acabado, você tecnicamente está out of status, mas não se preocupe, você pode ficar nos EUA até que o USCIS decida. Caso seu pedido seja negado, você deverá sair dos EUA imidiatamente.

Observações finais:

Durante o prazo de análise do requerimento de alteração de status, você poderá estudar somente part-time (máximo 15 horas por semana) na escola. Ademais, você não tem autorização para trabalhar após obter o visto de estudante.

O correto e ideal é sair do Brasil já com o visto de Estudante, pois é um procedimento mais rápido, fácil e mais barato! A solicitação de alteração de status deve ser evitada, pois este não é o procedimento correto para a obtenção do visto de estudante.

Essas são apenas algumas informações para lhe dar uma breve orientação. Caso tenha interesse em mais informações ou deseja se inscrever na escola  de inglês LASC, por favor, entrar em contato através do email joao@lascusa.com – website: www.lascusa.com – 213 384 7251.

 

Novas instruções USCIS 4/18/17

 

No dia 11 de April de 2017 o U.S. Citizenship and Immigration Services (USCIS) publicou novas instruções no FAQ para pessoas que estão com visto B1/B2 e querem se inscrever numa school/College/University.

De acordo com essas novas instruções, o indivíduo deverá manter o seu status B1/B2 enquanto a decisão do Requerimento de Alteração de Status está pendente.

Portanto, ele deverá aplicar para uma Extensão de Status e pagar uma nova taxa ($370) em 2 situações:

1- Caso seu status vá expirar mais de 30 dias antes da data de ínício do seu programa; ou

2- Caso a data do início do programa foi prorrogada pela school/College/University, pois o USCIS ainda não decidiu sobre o seu pedido de Alteração de Status.

Esse pedido deverá ser feito a tempo, caso contrário seu pedido de Alteração de status será negado. Segue um exemplo para entender melhor essa nova instrução:

Digamos que você entrou nos EUA dia 1 Janeiro e seus 6 meses vence dia 30 de Junho.

Dia 1 de Maio, 4 meses depois, você aplica para Alteração de Status junto a USCIS e coloca a data de início do seu programa para o dia 20 de Junho.

Chega dia 20 de Junho e ainda não teve nenhuma resposta do USCIS (o que é bastante comum, pois o tempo de espera médio na Califórnia é de 4 a 6 meses). Como ainda não teve uma resposta sobre seu pedido, a school/College/University deverá alterar sua data de início e jogar para a próxima data de início disponível.

Neste momento, você deverá aplicar para a Extensão de Status junto ao USCIS com a sua nova data de início da school/College/University, a fim de manter-se em status.

Informações tiradas do site do USCIS. Para orientações mais acuradas, recomendo que procure um advogado especialista e licenciado para atuar nos EUA.

 

Anúncios